Início O que fazer em? Veio na mala Bonecas de Esperança

Bonecas de Esperança

Primeiro veio a surpresa. Exposta em um dos mais renomados showroons de design da Europa – o Vitra Campus – em Weil am Rhein, Alemanha, uma mandala feita de bonecas vestidas de tecido colorido chamou nossa atenção. A simplicidade e as cores das estampas já haviam atraído outros olhares, pois todas estavam reservadas. Nenhumazinha à venda. Essas bonecas haviam sido criadas pelas moradoras de Esperança, cidade do semiárido paraibano.

Loja de Museu
Showroom o Vitra Campus. Uma das coisas mais importante da viagem é a sua capacidade de provocar sensações
crédito: viramundo e mundovirado

Silvia e eu não deixamos por menos, e tempos depois lá estávamos no sertão nordestino à caça daquelas bonecas.
Aí veio o espanto. Chegamos, enfim, em Riacho Fundo, distrito de Esperança, distante 150 km de João Pessoa, para conhecer bem de perto as artesãs das bonecas de pano. Se a primeira surpresa ao ver as bonecas na Alemanha foi de emocionar, ali foi a vez da comoção. Ahh! Brasil dos gritantes contrastes! Nenhuma boneca. Só artesãs de mãos vazias. Sem ajuda, a Cooperativa das Bonecas de Esperança não tem como comprar o material necessário à confecção das peças.

Artesã das bonecas
As pessoas são lugares e vice-versa
crédito: viramundo e mundovirado

Sob aquele céu azul cobalto do semiárido o tempo congelou-se diante de nós, na exata fronteira entre o que havia sido e o que poderia ser. Não há mais bonecas ali. Hoje elas são apenas esperança.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Mandala de bonecas
Essa é uma viagem que leva você a alma do Brasil
crédito: viramundo e mundovirado
crédito: viramundo e mundovirado

Outras curiosidades do Brasil, curta o Viramundo e Mundovirado

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.