Início Europa França Jardim do Paraíso

Jardim do Paraíso

A pitoresca vila medieval de Cordes-sur-Ciel encima uma montanha na região de Tarn, sudoeste da França. Seus antigos moradores criaram terraços nas encostas para plantar trigo, cevada e uvas. Tornaram-se belos jardins suspensos, que foram preservados como uma tradição no lugar. Um destes, mais modernos, o Jardin des Paradis, recebeu a distinção de “Jardin Remarquable”, algo tão importante na França quanto às estrelas Michelin da gastronomia.

A criatividade impera em cada detalhe desse jardim, não por menos foi considerado Jardin Remarquable
crédito: viramundo e mundovirado

Entre as plantas pontilham instalações criadas por artistas, como uma cachoeira de regadores, mobiles com sementes gigantes e pássaros feitos com velhas ferramentas e utensílios de jardinagem. Há canteiros com ervas medicinais e afrodisíacas, espécies ligadas à feitiçaria, e uma boutique onde se encontram sementes, livros, e objetos sobre jardinagem.

Uma lâmina de serrote, 4 garfos, 1 colher, 1 tampinha de cerveja, e… bingo! Virou um gafanhoto
crédito: viramundo e mundovirado

Vale finalizar a importância dos jardins para a saúde, como revela o neurologista e escritor Oliver Sacks. “Em décadas praticando a medicina, enontrei “dois tipos de terapia não farmacológica que têm importância vital para pacientes com doenças neurológicas crônicas: música e jardins”.

A verdade é que alguns lugares nos formam, nos transformam, Jardin des Paradis é um deles.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.