Início O que fazer em? Faço Gosto O pinhão e a comida serrana e junina

O pinhão e a comida serrana e junina

Sem poder sair de casa não vamos participar dos festejos juninos? Necas de pitibiriba! O jeito é enrolar o tapete, ensaiar um balancê com seu bem-querer, contar histórias da roça, e saborear quitutes com ingredientes próprios da época como o pinhão.
Vamos revelar receitas que aprendemos na serra das araucárias, em Lages, Santa Catarina. Essas árvores com design exclusivo, produzem as pinhas carregadas de sementes – o pinhão.

Um aperitivo saboroso
crédito: viramundo e mundovirado

Em Lages, conhecemos a ‘cozinha serrana’, e o singular dessa gastronomia são os pratos oriundos de pitadas dos índios e dos imigrantes italianos e alemães.
O índio ensinou a ‘Sapecada’, para acrescentar sabor e aromas defumados aos pinhões. Os italianos juntaram seu ingrediente básico, o azeite de oliva e criaram um aperitivo tão simples quanto saboroso e nutritivo. Já os alemães que não dispensam um pão de sustento, substituíram a farinha de trigo pela de pinhão. Para a cuca do café da tarde,  adicionaram o pinhão na farofa.

pinhões
crédito: viramundo e mundovirado

Ah! Antes de dar de mão beijada às receitas, considere que as qualidades do pinhão não se resumem apenas às características de sabor e paladar, mas se destacam pelo valor nutricional que de acordo com a Embrapa contem fibras,ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e cobre. Ainda são encontrados ácidos graxos ômega 6 e ômega 9 que contribuem para redução do colesterol. Vale ressaltar seu valor medicinal pois evita doenças intestinais e ajuda a controlar a pressão arterial.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Receitas:

Sapecada
Ingredintes:
– Dois quilos de pinhão cru
– 1 saco de grimpa (ramos secos do pinheiro)

Modo de preparo:
Amontoar as grimpas do pinheiro e apertá-las contra o chão. Espalhar por cima os pinhões. Atear foco. Deixar queimar até acabarem as grimpas. Apagar as brasas remanescentes com um galho verde. Aí é só saborear os pinhões levemente defumados.

cuca de pinhão
Cuca de pinhão
crédito: viramundo e mundovirado

Cuca de Pinhão
Ingredintes:
– 3 ovos
– 2 xícaras de leite
– 2 xícaras de açúcar
– 100 gr de manteiga
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de fermnto em pó

Modo de preparo:
Misturar as gemas, açúcar, leite, manteiga, farinha de trigo e por último o fermento e as claras em neve. Colocar numa forma a massa, cobrir com a farofa e assar.

Ingredientes para a farofa:
– 1 xícara de açúcar
– 1 xícara de frinha de trigo
– 1 xícara de pinhão cozido e picado
– 2 colheres de manteiga
– Canela em pó

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes

Aperitivo de pinhão
Ingredientes:
– pinhão
– azeitonas pretas
– cubinhos de queijo de Minas ou Parmesão
– alho cru
– orégano
– azeite de oliva
Modo de Preparo:
Cozinhar e descascar o pinhão e temperar

Araucária, árvore com design
crédito: viramundo e mundovirado

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.