Início Publicações Viva o Brasil

Viva o Brasil

Prefácio do Livro:

Reinventado a esperança a partir da cultura

Livro ‘Viva o Brasil’, editora Almanaque Brasil

O Brasil, com sua exuberância geografia, sua cultura popular e erudita, seu patrimônio cultural, seus sabores e sotaques, é a razão de existir do Almanaque Brasil. Nele, com muito prazer para nós e para os leitores da revista, está registrada a grande viagem de Heitor e Silvia Reali em busca de valiosos tesouros escondidos nos mais diversos rincões.

De cada jornada, a dupla traz lindas imagens e doses emocionantes de humanidade. São cidades, paisagens e artistas que registram o tempo e o espaço em que vivem e, principalmente, pessoas simples que anonimamente constroem a nossa identidade com seu trabalho-e-festa.

Em registro singular, impressionista, o casal realiza sua particular e abrangente pesquisa sobre o País e sua riqueza: sua gente, sua terra, seus costumes, suas tradições. Heitor e Silvia revelam a exata medida do imenso patrimônio tradicional de normas, doutrinas, hábitos e acúmulo de material cultural por nós herdado. E em perder de vista as invenções de cada nova geração de brasileiros.

Além de seguir em permanente construção no Almanaque, esse acervo de brasilidades ganha agora as páginas deste livro. É mais uma tentativa de fazer com que a vida brasileira contemporânea seja reconhecida não apenas pelo que conquistamos em tecnologia, agricultura, indústrias, mas também pela capacidade do nosso povo de, diariamente, reinventar a esperança a partir da cultura.”

Elifas Andreato, Almanaque Brasil

Pintura em aquarela dos jardins de Curitiba, retratados na foto de capa do post.
Os jardins de Curitiba retratados na foto de capa. Crédito: Silvia Reali

Resenha da contra-capa do Livro:

“Viva o Brasil são imagens, desenhos e relatos, desvendando a espuma de nossa terra. Aqui clareiam-se pensamentos, descobertas fantásticas, cidades invisíveis, personagens fabulosos. Perdidos e achados por plagas tupiniquins, que Heitor e Silvia colocaram as retinas como retratos inteiros, de repente, histórias para contar.

Nas reportagens do casal, povo e poema nascem juntos, crescem no fruto da árvore Brasil, elevam seus ramos rumo ao céu da nossa esperança e, lá de cima, iluminam lugares mágicos visitados. Ao mesmo instante, trabalham a pá no solo de nossas raízes, origens do povo brasileiro. Aí está presente sempre o sabor, o aroma, o fresco do vento, o pulsar vibrante de nossas festas populares. Tudo dito no ritmo de quem faz com o coração, com dois dedos de prosa, com a febre de viajar.

Heitor e Silvia Reali dizem muito mais. Por isso, este livro. Um ofertório de ideias e viagens inspiradoras para quem sabe, você também cair na estrada da vastidão pindorama.
E quem sabe um dia, ao conhecer um Zé Peixe da vida, soltar ao léu, se não uma, mas mil vezes: “Viva o Brasil’.”

Eduardo Petta

 

Nossa matéria em outra publicação, livro Casas do Brasil, pela revista Casa e Jardim

Livro Casas do Brasil, publicação da Revista Casa e Jardim

Cores na Memória, nossa matéria no livro Casas do Brasil, publicação da Revista Casa e Jardim

Outros trabalhos de Silvia como artista plástica e ilustradora, você encontra aqui.

Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.