Uma torta de chocolate que provoca frisson?
Sem dúvida a Sacher Torte vienense, eleita por muitos chocalatiers como a melhor do mundo, ou como dizem por lá, libera os sentidos. Hoje sua receita não é mais segredo, e até existem variações. Fomos até Viena para conseguir sua fórmula de sucesso.
Em Viena todos procuram por uma sacher torte
Alimento precioso, o chocolate contém proteínas, gordura, calorias, cálcio, manganês, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6 e C, e mais: favorece a produção de endorfinas, os narcóticos naturais do corpo humano. E vai além, muitos dizem que estimula o apetite sexual. Será por isso que o sedutor veneziano Casanova (1725-1798) chamou o chocolate de “elixir do amor”?
Agora, o Grand Finale, a receita da Torta Sacher
Massa:
4 colheres (sopa) de geleia de damasco
250 gramas de chocolate meio amargo
230 gramas farinha de trigo
200 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
8 claras em neve
1 pitada de sal
8 gemas
Manteiga (para untar)
Cobertura:
250 gramas de chocolate meio amargo
½ (chá) de água quente
½ (chá) de açúcar
Preparo:
Ralar o chocolate e levar ao fogo baixo em banho-maria. Quando estiver completamente derretido, retirar do fogo e deixar esfriar. Reservar. Bater a manteiga, o açúcar peneirado e o sal até formar um creme liso. Em seguida, juntar o chocolate reservado. Acrescentar as gemas, uma a uma, batendo sempre para a mistura ficar cremosa. Por último, espalhar as claras sobre a massa de chocolate e peneirar por cima a farinha de trigo. Misturar delicadamente. Forrar o fundo da forma com papel celofane, untar o papel com manteiga e despejar a massa. Assar a massa em forno brando. Depois de assada, cortar ao meio.
Para rechear, bater a geleia com um garfo até ficar lisa. Espalhar metade da geleia em uma das camadas da massa e cobrir com a outra. Colocar o restante da geleia por cima.
Cobertura: ralar o chocolate, juntar a água quente e mexer até ficar liso. Acrescentar o açúcar e levar ao fogo por aproximadamente 10 minutos. Mexer sempre até engrossar e formar uma película fina na superfície. Passar cuidadosamente a cobertura sobre o bolo.
Para acompanhar como bom gourmand:
O ideal é servir licores que quebrem a potência do chocolate. Os entendidos sugerem o curioso licor irlandês Sheridans que, na mesma garrafa, possui dois sabores, e que devem ser bebidos misturados.
Mais sobre os cafés de Viena em nosso blog do Estadão Viagens Plásticas