Início O que fazer em? Faço Gosto Sacher Torte, a receita da mítica torta de chocolate vienense

Sacher Torte, a receita da mítica torta de chocolate vienense

Uma torta de chocolate que provoca frisson?

Sem dúvida a Sacher Torte vienense, eleita por muitos chocalatiers como a melhor do mundo, ou como dizem por lá, libera os sentidos. Hoje sua receita não é mais segredo, e até existem variações. Fomos até Viena para conseguir sua fórmula de sucesso.

Homem observa diversas tortas em um delicado balcão de um Café em Vienna, Áustria.
Irresistível indecisão em Café de Viena, Áustria.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Em Viena todos procuram por uma sacher torte

Alimento precioso, o chocolate contém proteínas, gordura, calorias, cálcio, manganês, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6 e C, e mais: favorece a produção de endorfinas, os narcóticos naturais do corpo humano. E vai além, muitos dizem que estimula o apetite sexual. Será por isso que o sedutor veneziano Casanova (1725-1798) chamou o chocolate de “elixir do amor”?Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Mesa posta para sobremesa, destaque para torta de chocolate Sacher redonda, com fatia cortada; ao fundo, arranjo de flores laranja e folhas verdes, pequena vasilha com géleia de frutas
À mesa, uma Sacher Torte todinha só para você.
Crédito: Viramundo e Mundo Virado

Agora, o Grand Finale, a receita da Torta Sacher

Massa:

4 colheres (sopa) de geleia de damasco

250 gramas de chocolate meio amargo

230 gramas farinha de trigo

200 gramas de manteiga

200 gramas de açúcar

8 claras em neve

1 pitada de sal

8 gemas

Manteiga (para untar)

Cobertura:

250 gramas de chocolate meio amargo

½ (chá) de água quente

½ (chá) de açúcar

Preparo:

Ralar o chocolate e levar ao fogo baixo em banho-maria. Quando estiver completamente derretido, retirar do fogo e deixar esfriar. Reservar. Bater a manteiga, o açúcar peneirado e o sal até formar um creme liso. Em seguida, juntar o chocolate reservado. Acrescentar as gemas, uma a uma, batendo sempre para a mistura ficar cremosa. Por último, espalhar as claras sobre a massa de chocolate e peneirar por cima a farinha de trigo. Misturar delicadamente. Forrar o fundo da forma com papel celofane, untar o papel com manteiga e despejar a massa. Assar a massa em forno brando. Depois de assada, cortar ao meio.

Para rechear, bater a geleia com um garfo até ficar lisa. Espalhar metade da geleia em uma das camadas da massa e cobrir com a outra. Colocar o restante da geleia por cima.

Cobertura: ralar o chocolate, juntar a água quente e mexer até ficar liso. Acrescentar o açúcar e levar ao fogo por aproximadamente 10 minutos. Mexer sempre até engrossar e formar uma película fina na superfície. Passar cuidadosamente a cobertura sobre o bolo.

Para acompanhar como bom gourmand:
O ideal é servir licores que quebrem a potência do chocolate. Os entendidos sugerem o curioso licor irlandês Sheridans que, na mesma garrafa, possui dois sabores, e que devem ser bebidos misturados.

Mais sobre os cafés de Viena em nosso blog do Estadão Viagens Plásticas

Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.