Início O que fazer em? Faço Gosto Polvo assado no forno - a simplicidade de uma receita secreta de...

Polvo assado no forno – a simplicidade de uma receita secreta de Açores

Um segredo bem guardado, mas que não deve ficar longe da receita tradicional dos Açores, é o polvo assado no forno, um dos pratos emblemáticos daquela ilha portuguesa. Ela nos foi confidenciada pela Rosa, do restaurante Caneiro, em Arco de Baúlhe, considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar da região norte de Portugal.

Fachada do Restaurante Carneiro, Portugal
Restaurante Caneiro.
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Depois de cozido, o polvo leva primeiro uma refogadela com alho, cebola e azeite de oliva de sabor intenso, mas suave, e só depois vai ao forno ‘a assar‘. O arroz é igualmente feito no forno, com água de cozedura e algo do molho do refogado. Se não é assim, a coisa deve andar bem perto.

No restaurante Caneiro há uma assadeira própria em ferro fundido, dividida ao meio, onde polvo e arroz vão ao forno em conjunto. É nela que chegam à mesa para preservar sabores além de manter a temperatura.

O resultado, caramba! Só de lembrar queria estar naquele restaurante uma vez mais.

O Polvo chega macio, a cebola caramelizada e o arroz sequinho e crocante, impregnado pelo sabor e acidez da tinta do octópode.

Ah! Pode acompanhar a famosa “Batata da Escola”, receita pra uma próxima vez.

Três garrafas de vinho acompanhadas de uma taça de vinho branco sobre uma mesa em primeiro plano; ao fundo e sem foco, bancada de bebidas de um restaurante coberta com variadas garrafas. No vinho branco da taça observa-se um efeito de imagem em boa definição: as garrafas da bancada posterior se apresentam refletidas em miniatura, de cabeça para baixo.
Os nossos acompanhantes dessa degustação.
crédito: viramundo e Mundovirado

Polvo ou bacalhau devem ser bem acompanhados com vinho branco ou verde. Leve em consideração o vinho verde Val Bôa, ou o Quinta Santa Cristina.

Hotel Rural Paço do Vitorino, em Ponte de Lima, norte de Portugal
Crédito: Viramundo e Mundovirado

Mas dica boa mesmo vem agora: para ter uma experiência cultural e saborosa de Portugal, o melhor é aproveitar os roteiros da Associação de Hotéis Rurais de Portugal. Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.