Início África Botsuana Rio Okavango – configura  a Liberdade

Rio Okavango – configura  a Liberdade

Nesses dias de confinamento resolvi ventilar a cabeça nos livros, filmes, música e na arte. Diante de tantos títulos de livros, um chamou minha atenção, “O Longo Caminho para a Liberdade”. A primeira frase da contracapa foi determinante para a escolha: Nelson Mandela passou 27 anos na prisão. Então pensei: o que são alguns meses de isolamento diante desse número? Na autobiografia de Madiba, como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos, pincei a frase, “Vamos deixar a liberdade reinar”.

Delta do Okavango
“Não há visão do mundo tão perigosa quanto daqueles que não viram o mundo”
crédito: BotswanaTourism

Assisti depois “La Trinchera Infinita”, título que apesar de quase spoiler é tensão do primeiro ao último minuto. O filme espanhol de 2019, dirigido por Garaño, Arregi e Goenaga, se baseia na vida real de Manuel Cortés, republicano que para não ser pego pelos franquistas, se autoenclausurou por mais de 30 anos num exíguo espaço entre duas paredes.
Ambos, livro e filme, belos e tocantes…. mas era consolo para minha reclusão o que eu buscava? Não. Fui então escarafunchar na minha memória exatamente o oposto, os dias em que vivi uma extrema liberdade. Quem me proporcionou com seu exemplo esse livre voo?

Delta do Okavango
Enxergar a beleza brutal que pode ser inerente à natureza selvagem
crédito: NatGeo

Precisei só de alguns minutos para responder: um rio! Um rio? Isso mesmo, mas não um rio qualquer. Um rio que tem caminho aberto, que não conhece limites, que diferente dos outros não deságua num lago, em outro rio e nem mesmo no Oceano. E despeja aonde? Ah! Ele se espraia livremente nas areias de um deserto.

Vou apresentá-lo: o Rio Okavango nasce em Angola, percorre 1.400 quilômetros e derrama suas águas no deserto mais seco da África, o Kalahari em Botsuana. De maio a junho, época das chuvas, suas águas engrossam e na planície árida cria o maior delta interior do mundo formando um labirinto de canais, lagoas, riachos, pântanos e ilhas. E melhor, graças à sua audácia ele muda o mundo à sua volta. A terra irrigada alimenta milhares de peixes, aves, répteis e mamíferos.

Dela do Okavango
Vista espacial do rio Okavango derrando suas águas no deserto de Kalahari
crédito: SpaceGeo

Do espaço, o Delta do Okavango tem a forma de uma árvore cujo simbolismo é a capacidade de vencer desafios. Penso que o Okavango pode nos instigar a soltar nossas ideias, deixar nossos pensamentos livres para fazer o que nos der na telha. E, até mesmo sonhar com uma viagem ao Okavango.

O rio ao inventar sua própria liberdade encontrou seu caminho. Que tal fazermos o mesmo? Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Delta do Okavango
Rio Okavangp…fantasiar o mundo o tempo todo
crédito: viramundo e mundovirado

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.