Um segredo bem guardado, mas que não deve ficar longe da receita tradicional dos Açores, é o polvo assado no forno, um dos pratos emblemáticos daquela ilha portuguesa. Ela nos foi confidenciada pela Rosa, do restaurante Caneiro, em Arco de Baúlhe, considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar da região norte de Portugal.
Depois de cozido, o polvo leva primeiro uma refogadela com alho, cebola e azeite de oliva de sabor intenso, mas suave, e só depois vai ao forno ‘a assar‘. O arroz é igualmente feito no forno, com água de cozedura e algo do molho do refogado. Se não é assim, a coisa deve andar bem perto.
No restaurante Caneiro há uma assadeira própria em ferro fundido, dividida ao meio, onde polvo e arroz vão ao forno em conjunto. É nela que chegam à mesa para preservar sabores além de manter a temperatura.
O resultado, caramba! Só de lembrar queria estar naquele restaurante uma vez mais.
O Polvo chega macio, a cebola caramelizada e o arroz sequinho e crocante, impregnado pelo sabor e acidez da tinta do octópode.
Ah! Pode acompanhar a famosa “Batata da Escola”, receita pra uma próxima vez.
Polvo ou bacalhau devem ser bem acompanhados com vinho branco ou verde. Leve em consideração o vinho verde Val Bôa, ou o Quinta Santa Cristina.
Mas dica boa mesmo vem agora: para ter uma experiência cultural e saborosa de Portugal, o melhor é aproveitar os roteiros da Associação de Hotéis Rurais de Portugal.