A pitoresca vila medieval de Cordes-sur-Ciel encima uma montanha na região de Tarn, sudoeste da França. Seus antigos moradores criaram terraços nas encostas para plantar trigo, cevada e uvas. Tornaram-se belos jardins suspensos, que foram preservados como uma tradição no lugar. Um destes, mais modernos, o Jardin des Paradis, recebeu a distinção de “Jardin Remarquable”, algo tão importante na França quanto às estrelas Michelin da gastronomia.
Entre as plantas pontilham instalações criadas por artistas, como uma cachoeira de regadores, mobiles com sementes gigantes e pássaros feitos com velhas ferramentas e utensílios de jardinagem. Há canteiros com ervas medicinais e afrodisíacas, espécies ligadas à feitiçaria, e uma boutique onde se encontram sementes, livros, e objetos sobre jardinagem.
Vale finalizar a importância dos jardins para a saúde, como revela o neurologista e escritor Oliver Sacks. “Em décadas praticando a medicina, enontrei “dois tipos de terapia não farmacológica que têm importância vital para pacientes com doenças neurológicas crônicas: música e jardins”.
A verdade é que alguns lugares nos formam, nos transformam, Jardin des Paradis é um deles.