Prefácio do Livro:
“Reinventado a esperança a partir da cultura
O Brasil, com sua exuberância geografia, sua cultura popular e erudita, seu patrimônio cultural, seus sabores e sotaques, é a razão de existir do Almanaque Brasil. Nele, com muito prazer para nós e para os leitores da revista, está registrada a grande viagem de Heitor e Silvia Reali em busca de valiosos tesouros escondidos nos mais diversos rincões.
De cada jornada, a dupla traz lindas imagens e doses emocionantes de humanidade. São cidades, paisagens e artistas que registram o tempo e o espaço em que vivem e, principalmente, pessoas simples que anonimamente constroem a nossa identidade com seu trabalho-e-festa.
Em registro singular, impressionista, o casal realiza sua particular e abrangente pesquisa sobre o País e sua riqueza: sua gente, sua terra, seus costumes, suas tradições. Heitor e Silvia revelam a exata medida do imenso patrimônio tradicional de normas, doutrinas, hábitos e acúmulo de material cultural por nós herdado. E em perder de vista as invenções de cada nova geração de brasileiros.
Além de seguir em permanente construção no Almanaque, esse acervo de brasilidades ganha agora as páginas deste livro. É mais uma tentativa de fazer com que a vida brasileira contemporânea seja reconhecida não apenas pelo que conquistamos em tecnologia, agricultura, indústrias, mas também pela capacidade do nosso povo de, diariamente, reinventar a esperança a partir da cultura.”
Elifas Andreato, Almanaque Brasil
Resenha da contra-capa do Livro:
“Viva o Brasil são imagens, desenhos e relatos, desvendando a espuma de nossa terra. Aqui clareiam-se pensamentos, descobertas fantásticas, cidades invisíveis, personagens fabulosos. Perdidos e achados por plagas tupiniquins, que Heitor e Silvia colocaram as retinas como retratos inteiros, de repente, histórias para contar.
Nas reportagens do casal, povo e poema nascem juntos, crescem no fruto da árvore Brasil, elevam seus ramos rumo ao céu da nossa esperança e, lá de cima, iluminam lugares mágicos visitados. Ao mesmo instante, trabalham a pá no solo de nossas raízes, origens do povo brasileiro. Aí está presente sempre o sabor, o aroma, o fresco do vento, o pulsar vibrante de nossas festas populares. Tudo dito no ritmo de quem faz com o coração, com dois dedos de prosa, com a febre de viajar.
Heitor e Silvia Reali dizem muito mais. Por isso, este livro. Um ofertório de ideias e viagens inspiradoras para quem sabe, você também cair na estrada da vastidão pindorama.
E quem sabe um dia, ao conhecer um Zé Peixe da vida, soltar ao léu, se não uma, mas mil vezes: “Viva o Brasil’.”
Eduardo Petta
Nossa matéria em outra publicação, livro Casas do Brasil, pela revista Casa e Jardim
Outros trabalhos de Silvia como artista plástica e ilustradora, você encontra aqui.