As imponentes montanhas dos Andes chilenos são uma cortina de beleza em todos os cantos desse hotel
Em alguns lugares é possível perceber que ali foram feitas tentativas de se criar o Paraíso. Assim é a região de Futaleufú, nos Andes chilenos, quase fronteira com a Argentina. A grandiosidade de um desfiladeiro entre vales, lagos e rios límpidos serviu de inspiração para os proprietários idealizarem um hotel exclusivo com 16 habitações.
Inaugurado há apenas um ano, o hotel Uman, hospedaria no idioma dos primeiros habitantes mapuche, leva a assinatura do arquiteto chileno Ricardo Stein, e do decorador argentino Carlos Pellegrini. No exterior a fachada austera de pedra e paredes revestidas de telhas em madeira de allerce, típicas da região, não dão pistas do que vem a seguir. A começar pela hospitalidade do casal de gerentes, os barceloneses Irene e José Maria, ainda no saguão de entrada. A seguir a monumental paisagem entra pelos janelões de vidro e emolduram a ampla sala que também é uma biblioteca. Todos os espaços do hotel, o deck, o bar, a piscina, e os quartos, têm vista para o maciço dos Andes e para o vale onde o rio Espolón, de águas tranquilas se junta com o caudaloso Futaleufú.
A hospedagem no Uman Lodge vai além de curtir o éden terreno. A gastronomia também faz parte da experiência. Ela concilia a tradição da culinária patagônica, com a criatividade do chef Lucas Foussander. Uma vez lá prove o tortellini de centolla com molho de chardonnay, e de sobremesa o semifreddo de chirimoya. Contudo, para os hóspedes que não gostam de imobilismo, estão à disposição rafting, cavalgadas, trilhas, arvorismo, caiaque, mountain bike, e um dos mais procurados, o fly fishing, cuja temporada vai de novembro até final de março.
Fica o convite para juntar as cores dos Andes, a culinária chilena, e a hospedagem cheia de sedução
Para saber mais: www.umanlodge.cl