Ninguém duvida que a aventura está em alta hoje no Chile, e neste inverno literalmente a 2.800 metros de altitude em Portillo, a 150 quilômetros de Santiago.
Fomos para essa região conhecer o lugar onde os chilenos aprenderam a esquiar. Tudo começou no início do século passado quando trabalhadores noruegueses contratados para a construção da ferrovia Santiago – Mendoza, na Argentina, e que já eram habitués desse esporte, se encantaram com o cenário daquela natureza propícia para a prática do esqui.
A partir daí Portillo tornou-se ponto de encontro dos primeiros esquiadores chilenos que tiveram nos noruegueses seus instrutores. Em 1949, o governo construiu ali um hotel que se tornaria o primeiro centro de esqui da América do Sul. Ainda na história, vale saber que:
pela qualidade da neve e pelas pistas de esqui, Portillo foi escolhido, em 1966, para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno
O branco é a cor predominante no inverno, mas a bela paisagem de Portillo ao lado da Laguna del Inca, tem nas montanhas um jogo de luzes douradas do sol que enriquece a identidade visual da região.
Agora, antes de cair na neve existem somente três coisas que você precisa saber sobre a Estação de Ski Portillo, mas não necessariamente nessa ordem:
em qualquer tipo de hospedagem que você ficar, seja ela no hotel, nos chalés, ou em um dos dois albergues, a hospitalidade é ponto alto. Ninguém volta para um lugar que não é bem tratado, mesmo que a natureza seja um privilégio, certo? Depois, a excelente gastronomia, com base na culinária chilena e com produtos regionais. Finalizando, o cenário ao redor do hotel é de bater o queixo … pela beleza.
Aulas para principiantes ou crianças estão à disposição dos interessados, bem como o aluguel de esquis e snowboards. São mais de trinta pistas de esqui, classificadas por cores, e quase todas alcançadas por teleféricos dos tipos telecadeiras, telesquis, ou va et vient, e uma delas encontrará você quando estiver pronto.
Preparado? Deslizando montanha abaixo, íngreme ou não, a sensação dessa descoberta com certeza será igual a nossa e te conduzirá a um túnel do tempo que faz voltar à infância. Não por menos, o último cartoon da série Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, termina com os dois voando num trenó, gritando:
“vamos explorá-lo!”
Todos sabem que um céu azul em Portillo significa um dia para esquiadores e fotógrafos. Mas, mesmo para aqueles que não estão presos a esse esporte, tudo ali foi planejado para seu bem-estar: sala de ginástica e de esportes, aulas de yoga, cinema, e para os mais valentes, uma piscina aquecida externa com jacuzzi com vista fantástica para a laguna, e se tiver sorte, nevando sobre sua cabeça.
Dedicamos um dos nossos dias em Portillo para almoçar no restaurante Tio Bob’s, a 3.300 metros de altitude, depois de uma subida em telecadeira e pequena caminhada. O que há ali de tão especial? Simplesmente uma visão magnífica de toda a região: montanhas com a sua forte presença, a laguna e o hotel.
Portillo é um daqueles lugares que comprova que você não precisa de mais dias de férias, você precisa de boas férias.
Serviços:
Não há luta de classes em Portillo. As opções vão de um hotel com mais de 120 quartos, uns voltados para a laguna e outros para o vale, chalés, além de dois albergues, o Inca Lodge e o Octógono, ambos com 16 quartos com quatro camas, sendo o segundo com banheiro privativo, mas todos com conforto.
Os pacotes incluem alojamento, quatro refeições diárias, e suporte necessário para seus equipamentos de esqui ou snowboard.
Mais informações: