Início Américas México Riviera Nayarit e seu cardápio de praias

Riviera Nayarit e seu cardápio de praias

Praias + gastronomia = a equação perfeita no litoral mexicano de Nayarit

Four Seasons Resort, um lugar onde existe o desejo de estar e não partir
crédito: viramundo e mundovirado

São quase oito mil quilômetros de São Paulo a Riviera Nayarit. Mas afinidades encurtam distâncias. Nayarit é regida pela hospitalidade, gastronomia especial e praias banhadas por um oceano turquesa. Em sua essência, Nayarit é puro prazer, e nos convidou a desvendá-la aos poucos e brindar cada nova descoberta

Imanta Hotel. Viagens não pode ser previsíveis. As surpresas são uma característica desse hotel butique
crédito: viramundo e mundovirado

Assim, prazerosamente seguimos pela estrada parando a todo instante para curtir as praias pequenas e aconchegantes, as entesouradas entre montanhas, e até aquelas que se sobressaem por sua extensão e deixaram nosso pensamento vagando no horizonte. Mas, no caminho nosso olhar também se rendeu ao encanto dos povoados pesqueiros com barcos coloridos sobrevoados por bandos de pelicanos e de gaivotas.

…há viagens que nos deixam presas nelas para sempre
crédito:viramundo e mundovirado

Cada praia tem uma singularidade. A ‘Flamingo’, por exemplo, reúne elegantes resorts. Por sua vez a ‘Bucerias’ pertence a galera mais jovem que curte o banho de mar ao lado de quiosques que oferecem petiscos gastronômicos e drinques aromáticos.

Paisagem bonita não tem garantia de retorno, hospitalidade sim. Nayarit tem as duas
crédito: viramundo e mundovirado

Na mesma pegada de Bucerias, encontramos a hippie ‘Sayulita’, lotada de lojinhas de artesanato local, de restaurantes e hostels. Para os que desejam mais sossego, ali pertinho fica a prístina Lo de Marco.

Las Islitas,ideal para atividades nauticas
crédito: NayaritTourism

Agora se a proposta for entrar na onda mesmo de Nayarit, as praias escolhidas pelos surfistas recaem em ‘La Lancha’ e a ‘Las Islitas’, que dizem ter a onda mais larga do mundo, com um quilômetro de extensão. E, o melhor é que em toda elas, dependendo da época do ano, podem-se observar baleias e golfinhos.

Praya del Amor, destino para viajar nos sonhos
crédito: Nayarit Tourism

Para os que gostam de natureza aliada a uma avifauna privilegiada, então a temperatura é radical nas ‘Ilhas Marietas’, também conhecidas como Pequenas Galápagos. A comparação é inevitável, porque a sensação de isolamento e belezas naturais reúnem paisagens marítimas únicas. Dentre elas a mais espetacular de toda Riviera Nayarit – a ‘Playa de Amor’, também chamada de “Escondida’.

Dada sua importância as ilhas foram declaradas como Parque Nacional das Ilhas Marietas.

Comida mexicana
Nada se compara a uma gastromia mexicana
crédito: viramundo e mundovirado

Quer algo tão arrebatador quanto as praias? A gastronomia de Nayarit a base de peixes, lagostas e camarões. O convite é conhecer um restaurante estrelado, ou mesmo um quiosque de praia e se deliciar com essa culinária, regida por sua majestade a pimenta. Ela perfuma, realça sabores, e também dá um toque de personalidade aos pratos mexicanos.

Então, arregace as mangas e descubra Nayarit.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Grand Velas Riviera Maya
crédito: viramundo e mundovirado

Considere qaundo ir:
Onde ficar:
Imanta Hotel– L, Higuera Blanca, Bahia de Banderas, www.imantaresorts.com
Four Seasons Resort – www.fourseasons.com, Punta Mita – Bahia de Banderas. Uma dica primorosa: Escolha as suítes Sol. Lá você saberá o porquê.
Hotel Garza Canela, em San Blas, www.garzacanela.com
Grand Velas Riviera Nayarit – www.grandvelas.com

Onde comer:
Restaurante El Delfin, em San Blas, www.garzacanela.com Um banquete de sensações reserva esse restaurante da chefe Betty Vasquez. O resultado de sua culinária se resume em uma só palavra: supimpa

Artesanato em Sayulita: Revolucion del Sueño – www.revoluciondelsueno.com

Mais informação: www.rivieranayarit.com

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.