Início O que fazer em? Faço Gosto Pitaia, fruta com decoração psicodélica e seus 9 segredos de saúde

Pitaia, fruta com decoração psicodélica e seus 9 segredos de saúde

Na nova onda de frutas exóticas, a pitaia, também conhecida como “pitahaya”, ou “dragon fruit”, sai na frente. Cultivada no Vietnã e nas Américas Central e Sul, esta fruta nasce dos braços de um cacto.  Por fora, a pitaia é uma bola cor de rosa choque, coroada de pétalas curvas e verde. Aberta, vê-se uma polpa inteira pontilhada de minúsculas sementes pretas. Muitos comparam seu sabor ao do kiwi, e é tida como uma das frutas mais refrescantes.

Mulher asiática segurando uma enorme gfruta vermelha
Divulgação

O que pode passar despercebido por alguns, são os surpreendentes benefícios dessa fruta de aparência divertida que contém cerca de 60 calorias cada, e rica em vitamina C, B1, B2, B3 e minerais como ferro, cálcio e fósforo. Por tudo isso ela vem sendo chamada por médicos e nutricionistas como a “superfruta”. Veja por quê.

1- Perfeita pra manter peso e saciar a fome
2- Para um coração saudável
Considerada por cardiologistas uma fruta de incrível superpotência cardiovascular, sua excelente fonte de gorduras monoinsaturadas ajudam o coração a permanecer saudável
3- Rica em fibras
Nada melhor do que limpar o aparelho digestivo do que comer uma fruta do dragão, devido ao seu alto teor de fibras
4- Ativos antioxidantes
Para livrar o corpo de radicais livres, a pitaia junto com o açaí são frutas campeãs
5- Combate a diabetes
Com alta quantidade de fibras, essa fruta pode estabilizar níveis de açúcar no sangue. Mas, importante: antes de alterar sua alimentação dietética é aconselhável consultar seu médico

Pedaços do interiro de uma fruta
Divulgação

6- Ajuda no tratamento da artrite
Os benefícios da pitaia para pessoas com artrite é tão grande que ela é considerada uma ‘fruta anti-inflamatória’
7- Combate a acne
Rico em vitamina C, torna-se um ótimo unguento tópico. Corte uma fatia de pitaia e a transforme numa pasta. Aplique-a nas áreas avermelhadas em seu rosto e em seguida enxague com água. Para melhores resultados, use a pasta duas vezes ao dia,
8- Aloe para pele queimada
Combine a pitaia com pepino e mel, formando um composto que pode acalmar a pele queimada. Abundante em vitamina B3, a fruta do dragão hidrata a pele queimada e libera o calor da área afetada
9- Reduz sinais de envelhecimento
Rica em antioxidantes, mantém a pele jovem. Utilize uma máscara facial usando a fruta combinada com melIlustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.