Se seu carro alugado quebrar no deserto de Lut, no Irã, você já era. Dependendo do horário e da distância percorrida, ligar para o telefone de emergência cujo número está no chaveiro, não vai adiantar nada. Quando o socorro chegar você já estará seco, sequinho, igual a uma múmia. Ou então, … congelado.
Este deserto conhecido também como Dasht –e Lut, localizado no sudeste do Irã, bem próximo da cidade histórica de Bam, é de longe o lugar mais quente da Terra. Suas temperaturas já chegaram a 70°C. Entre junho a setembro, esse deserto árido subtropical é varrido por fortes ventos que transportam sedimentos e causam erosão eólica em escala colossal. Devido a esses ventos a região apresenta alguns dos exemplos mais espetaculares de cumes corrugados maciços, além de enormes campos de dunas e extensas áreas pedregosas.
O deserto de Lut é um dos poucos lugares terrestres que apresentam um processo geológico em curso.
Lut é lindo, muito lindo e guarda alguns segredos. À noite, as temperaturas despencam, e além de um céu claro de estrelas, “o que assombra são as melodias que surgem com os gritos das rochas se comprimindo e que compõem uma inusitada música”, disse o pesquisador Amir AghaKouchak à revista Science.