Conhecendo o risco, não tem risco. Oito dicas do ‘Journal of the American Medical Association’ que protegem a saúde do viajante
Sede e fome são os inimigos número 1 do viajante. Qualquer descuido e beleléu, lá vai sua viagem para o brejo. Oito precauções simples te livram de uma doença infecciosa, ou de diarreias.
Na dúvida, leve em consideração!
1- Leve sempre consigo barras de cereais, chocolates e /ou frutas secas para aplacar a fome.
2- Em determinados lugares prefira somente água gaseificada, pois além de ser de difícil falsificação, tem pH acidificado, o que dificulta a multiplicação de bactérias. Aqui vale também a água para escovar os dentes que devem vir sempre de uma garrafa lacrada, e manter a boca fechada nos banhos.
3- Antes de qualquer refeição, mastigue uma pastilha de subsalicicato de bismuto (contra diarreia). Sem preventivo, que não é garantia contra doenças causadas por alimentos, consuma apenas comida cozida e servida quente, e frutas e legumes que você mesmo lavou com água mineral e descascou. Evite alimentos de rua. Para problemas digestivos tenha uma cartela de Lomotil, e azitromicina para infecções.
4- Esteja em dia com as vacinas rotineiras e recomendadas.
5- Reduza sua exposição aos germes lavando as mãos com frequência, e sempre antes de comer.
6- Se você for para um local em altitude elevada (2.500 metros ou mais) consulte seu médico sobre remédios para evitar mal-estar de altura. O preventivo recomendado é acetazolamida.
7– Embora seja pequeno o risco de coágulos sanguíneos durante voos, eles podem ameaçar sua vida. Em viagens longas (acima de quatro horas) se exercite andando pelo corredor e flexionando as pernas e os cotovelos.
8 – Não se iluda. Lugares do primeiro mundo também são focos de doenças contagiosas. O “Núcleo de Medicina do Viajante, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas”, em São Paulo (tel. 11- 3896-1400, medviajante@emilioribas.sp.gov.br) ou o do Rio De Janeiro (www.cives.urfg.br) previne e orienta os viajantes sobre surtos, epidemias de doenças assim como os corretos cuidados com a saúde em viagens mundo afora. Atua também na área de tratamentos de doenças adquiridas durante estas jornadas.
Boa viagem!