Início Europa Portugal O que fazer em Lisboa se você só tem um dia para...

O que fazer em Lisboa se você só tem um dia para conhecer a cidade

O melhor bilhete para conhecer Lisboa em apenas um dia, sem dúvida, é ir atrás dos grafites. Reconhecidos internacionalmente como verdadeira expressão de arte voltada para o povo, eles também se tornaram na cidade um grande projeto cultural, ao incentivar artistas do mundo inteiro a ocupar espaços degradados, transformando-os em obras de arte.

grafite utilixando mterial reciclado
crédito: viramundo e mundovirado

Na procura dos grafites acabei fazendo uma ode à caminhada, pois “uma cidade que não tem rua para caminhar não tem lugar para a alma”, como disse um arquiteto americano. E aí é outra conversa, uma delícia passear pelas ruas de Lisboa, sejam elas no centro histórico ou não, e fazer suas próprias descobertas: uma lojinha que conserta todo tipo de brinquedo, uma alfaiataria que faz seu terno em um dia, uma loja de queijos de diferentes países europeus, outra de embutidos e outra ainda de todo tipo de peixe enlatado.

Grafite aproveitandoos desníveis e rachaduras da parede
Crafite em Lisboa
crédito: viramundo e mundovirado

Nenhum outro roteiro explora a cidade com tanto charme como esse de andar pelas ruas em busca dos grafites. Todos sabem que uma das maravilhas de Lisboa é a luz, e assim entre sombras e contraluzes que vão permeando meu passeio, me deparo numa viela com um grafite do artista português Bordalo II. Guarde bem esse nome. Sua obra que além do grafite recicla diversos materiais já é considerada uma das melhores do mundo.

grafite utilizando amteriais descartáveis
crédito: viramundo e mundovirado

A lista de grafiteiros cujas obras decoram Lisboa é enorme, e entre eles os já famosos Vihls, Eime, Odith, Okuda, AkaCorleone, OsGemeos, me pareceu que quanto mais a parede é cheia de manchas, esburacada, rústica, desnivelada, ela é a escolhida pelo artista. É ali que eles projetam seus personagens oriundos de um mundo lúdico e pleno de poesia.
Para mim o que importou foram as sensações que experimentei diante dessas obras. E de quebra conheci melhor Lisboa.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Nafrente um ponto de ônibuas, atrá uma casa grafitada
crédito: viramundo e mundovirado

Ir: TAP www.flytap.com  A melhor opção de cia aérea para Lisboa

Ficar:
Don Pedro Hotels, no bairro chique da Amoreiras, com preços acessíveis www.dompedro.com
Lisbon Hostel, Rua do Ataíde 7, Chiado, Lisboa, www.lisb-onhostel.com

Tour:
Várias agências de turismo oferecem passeios para curtir os grafites, considere:
Lisbon Street Art Tours, lisbonstreetarttours @gmail.com
Wild Walkers Tours, www.wildwalkerstours.com
Lisbon Sustainable Tourism, www.lisbonsustanabletourism.com

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.