A maçã na mitologia é símbolo do amor e do conhecimento. Foi sob uma macieira que Isaac Newton intuiu a lei da gravidade quando uma fruta lhe caiu na cabeça. Um dos doze trabalhos de Hércules foi resgatar maçãs – tidas como fonte da eterna juventude – que eram guardadas pela serpente maligna. Já a megera, como vozinha meiga tentou Branca de Neve com uma maçã vermelho-groselha e deixou seu corpo adormecido pelo feitiço.
Agora não mais histórias nem lendas, o convite é atirar-se em umas férias inspiradoras em Fraiburgo, Santa Catarina, onde se pode conhecer maçãs brasileirinhas da silva.
Nessa charmosa cidade além da fruta in natura, há maravilhas mil preparadas com a maçã que tem os mais belos matizes de vermelhos, escarlates, carmins e róseos. Nas estradinhas vicinais que ladeiam as plantações pode-se deparar com rústicas placas que convidam com um “Colha e Pague”? Então pegue uma cestinha e faça a festa, pois maçãs fresquíssimas têm extra sumo. Uma das famílias de imigrantes, os Frey, daí Fraiburgo, vieram de Strasbourg por volta de 1919. Na década de 1960 alguns moradores trouxeram mudas de maçã da França, acreditando que o clima era semelhante ao europeu. As que melhor se adaptaram foram as espécies gala, melrose, golden e fuji. Na época da colheita, fevereiro a abril, as frutas são colocadas dentro de uma sacola especial que permite soltá-las com delicadeza dentro das grandes caixas.
Em Fraiburgo existem várias empresas que fazem a seleção e classificação das frutas, e ali nos canais de água as maçãs são lavadas e separadas eletronicamente pela espécie, peso e cor. Parecem um mar vermelho.
Da maçã se fazem pratos salgados e doces, à milanesa ou grelhada, em forma de purê, geleia, compotas, doces, tortas, suco, chás, chips, desidratada, até mesmo vinho e sidra, ufa! Sem contar que por sua propriedade antioxidante as maçãs entram na fórmula de cremes, sabonetes, xampu e condicionadores, vendidos nas lojas de artesanato. Quer mais outra dica mais? Os fraiburguenses dizem que uma maçã bem cheirosa colocada na mesinha de cabeceira garante sonhos bons.
Receita da melhor (e mais simples) torta de maçã do mundo segredada pelas doceiras da terra da maçã
-10 a 12 maçãs grandes cortadas em fatias iguais e fininhas.
-Forrar uma forma com papel alumínio e colocar as fatias cruas.
-Fazer uma farofa com 2 xícaras de açúcar (as receitas alemãs em geral levam pouco açúcar – se preferir adoce um pouco mais – e sempre levam manteiga ao invés de margarina),
-Uma xícara e meia de farinha de trigo, canela a gosto,
-Uma colher bem cheia de manteiga, e coloque por cima das maçãs.
-Decore com algumas fatias de maçã e leve ao forno por 1 hora.