Início Brasil Maranhão Lençóis Maranhenses, viagem à alma

Lençóis Maranhenses, viagem à alma

Deserto ou oásis?

Embora não mais existam continentes perdidos ou ilhas misteriosas, uma diferente Odisseia se apresenta para novos aventureiros: a busca de lugares que os desafiam à aventura interior. Nesta atmosfera encontra-se o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Lagoas entre dunas
Lembre-se que a natureza também tem um papel na produção de nossos afetos e desejos. Por isso é alvo de responsabilidade social
crédito: viramundo e mundovirado

Charles Dickens (1812-70), escritor inglês famoso pelos seus livros tocantes, entre eles Olivier Twist, certa vez declarou que a única cidade que tinha medo de descrever era Veneza – medo de não lhe fazer justiça. E isto vale para os Lençóis Maranhenses.

Pode-se tentar explicar o fenômeno da natureza que acontece em Lençóis, discorrer sobre sua paisagem exuberante, mas a experiência de caminhar sobre suas dunas mutantes e mergulhar em suas lagoas, não. É preciso viver esse lugar, ao lado do oceano que ultrapassa qualquer expectativa. Nada vai prepará-lo para essa viagem, mesmo que você já tenha visto as mais belas fotos.

Lagunas entre dunas
Crédito: viramundo e mundovirado

Localizado a 270 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, os Lençóis Maranhenses reúnem características que despertam a cada ano o interesse de milhares de viajantes. São 155 mil hectares de dunas, lagoas, piscinas naturais de águas cristalinas, praias primevas que abrigam aves migratórias e manguezais, tudo coroado por um sol vangoghiano.

Mas, Lençóis é, de fato, uma coisa e outra nas duas estações do ano em que se transfigura: a das chuvas – de fevereiro a maio e a das vazantes, agosto a dezembro. Quem a vir numa só dessas estações levará uma imagem tão verdadeira como enganosa.

Dunas
Crédito: viramundo e mundovirado

Que deserto é esse que metade do ano fica “encharcado” de lagoas de cores cintilantes? Que deserto é esse que no final da época das chuvas, em maio, forma cachoeiras entre as dunas de até 10 metros de altura? Que deserto é esse que dividido por um rio, o Preguiças, em uma margem apresenta areias amarelas e na outra alvíssimas e resplandecentes e que avançam sete metros por ano em suas bordas, mas poupa pequenos vilarejos de pescadores em seu interior?

Dunas
Crédito: viramundo e mundovirado

Lençóis é um dos raros locais que privilegia a descoberta, onde as pessoas extasiadas pela beleza da paisagem, com o corpo exorcizado pelas árduas e longas caminhadas subindo e descendo dunas, percebem que as façanhas físicas podem ser acompanhadas de metamorfoses interiores.

Uma única certeza: a que no final de uma viagem para esse deserto, você não será mais o mesmo de quando lá chegou.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.