Início Europa Geórgia Neolíticos, primeiros wine connoisseurs

Neolíticos, primeiros wine connoisseurs

Segundo a revista PNAS, arqueólogos demonstraram de forma conclusiva a evidência da mais antiga vinificação. Ela foi descoberta em uma vila de 8 mil anos, em Gadachrili Gora, a menos de 35 quilômetros de Tbilissi, capital da Geórgia.

Jarro antigo para armazenamento de vinho
Crédito: Mindia Jalabadze, cortesia Museu Nacional da Geórgia

Negando o estereótipo, homens da Idade da Pedra tinham gosto apurado e produziam vinhos em larga escala há 6.000 aC, quando ainda dependiam de ferramentas de pedra e ossos.
Nas escavações das casas circulares sobrepostas da vila, a equipe científica concluiu que os fazendeiros dali eram amantes da uva, produziam uma cerâmica rústica decorada com cachos da fruta, e embutiam esses gandes jarros no piso das casas. E mais, a análise de pólen da região sugere que as encostas arborizadas nas proximidades já foram cobertas de videiras.

Quem diria! Nem fenícios, nem romanos, os primeiros wine connoisseur foram os homens da Idade da Pedra.

 

copo de vinho
crédito: Brian Fuck (National Geographic)

Quando amostras desses jarros foram analisadas pelo arqueólogo Patrick McGovern da Universidade da Pensilvânia, ele encontrou ácido tartárico, “impressão digital química” que mostra resíduos de vinho presentes nesses fragmentos de cerâmica.

A combinação dos desenhos de cachos de uvas no exterior dos jarros, o amplo pólen de uva no solo fino do local, as datas de radiocarbono de 5.800 aC. para 6.000 aC., e mais a análise química, indica que os moradores da Gadachrili Gora foram os mais antigos produtores de vinhos do mundo.

Mas a complexidade dessa descoberta vai além, segundo o arqueólogo da Universidade de Stanford, Patrick Hunt. Os resultados mostram que as pessoas da Idade da Pedra viveram vidas complexas e ricas, com interesses e preocupações que estaríamos mais familiarizados nos dias de hoje. “A fermentação do vinho não é uma necessidade de sobrevivência. Isso demonstra que os seres humanos da época se ocupavam de atividades, além das meras utilitárias “, diz Hunt. “Há uma sofisticação muito maior no Neolítico que não tínhamos a menor ideia“.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

mapa da Geórgia
crédito: cartegg

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.