Você conhece algum teletransporte para San Gimignano? Me avise que embarco de imediato para saborear o melhor sorvete do mundo como garantem os conceituados guias gastronômicos.
Com mais de mil anos de idade, a pequena San Gimignano, na Toscana, tem de tudo um pouco, só que o pouco ali é demais: igrejas medievais, museus, e as mais de 70 casas-torres que eram símbolo de poder e riqueza dos moradores. Porém, nenhum desses atrativos juntam filas tão enormes como a da Gelateria Dondoli.
Convém lembrar que a nobre arte do sorvete toscano teve origem nas casas imperiais italianas em meados do século 15. Uma de suas primeiras ‘embaixadoras’ foi Catarina de Médici que levou essa iguaria gelada para à França.
Hoje, o campeão mundial do sorvete é o ‘mestre gelatiere´ Sergio Dondoli. Entre suas criações, pense nelas menos como sorvete e mais como arte, estão o afamado sorvete de açafrão e nozes (Crema de Santa Fina), o de azeitona preta, o Champelmo (toranja rosa com espumante), o Dolcemaro (creme de ervas), o de Gorgonzola com nozes, o Vernaccia (vinho branco da região),…
Resista se puder experimentar um só. Todos os tipos são pluripremiados e representam com honras o espírito toscano do sorvete. Localizada na Piazza della Cisterna, enquanto estiver se deliciando com o gelato vai ser preciso consultar o dicionário para encontrar adjetivos que definam os sorvetes Dondoli.