Início Américas Chile Ecocamp Patagônia, aproveitando Torres del Paine durante o dia e noite

Ecocamp Patagônia, aproveitando Torres del Paine durante o dia e noite

O EcoCamp Patagonia fica no coração do Parque Nacional Torres del Paine, e é considerado o primeiro alojamento totalmente sustentável da região. O grande diferencial desse projeto com tecnologia verde é seu etilo iglu. O design arquitetônico dos alojamentos tem amplas janelas em todas as direções, e permite aos hóspedes adormecer contemplando as montanhas rochosas e a transitoriedade que acontece no céu noturno patagônico.

Nuvens que parecem discos voadores rondam o picos das montanhas
Nada de obviedades no céu do Parque Nacional Torres de Paine. A cada momento as nuvens podem nos oferecer um cenário diferente
crédito:viramundo e mundovirado

Existe um lugar na imaginação de quase todos os viajantes aventureiros: o Parque Nacional Torres del Paine. Certo que há ali uma miscigenação de paisagens que vão desde geleiras, lagos cor de turmalina, desfiladeiros, cumes eternamente nevados, estepes monocromáticas, cachoeiras e rios caudalosos. Tudo sob um clima que pode variar nas quatro estações do ano em apenas poucas horas.

Um espetacular céu noturno poderá ser curtido a noite toda no EcoCamp de Torres del Paine

No inerior de uma barraca, uma vista das Torres rochosas
Interior confortável das barracas cujas aberturas permitem apreciar o céu noturno das Torres del Paine
crédito>divulgação

Haverá melhor maneira de se envolver com a natureza extrema de Torres del Paine do que percorrer suas trilhas num tekking de dia inteiro? A resposta até pouco tempo atrás era sim para as trilhas. Mas, agora o melhor também acontece durante a noite! O hóspede do EcoCamp, pode observar as belas imagens panorâmicas do céu noturno patagônico graças aos domos. De suas janelonas a qualquer minuto as Torres podem estar coroadas de nuvens, a neve cintilando com o brilho da lua, os ventos desenharem nuvens com as formas mais incomuns, ou as Torres podem estar pipocadas de estrelas.

 

 

Mesas com bancos ao redor de barracas
No jantar, confraternização entre o hóspedes
crédito: Divulgação

A ideia de um hotel com design de cúpulas geodésicas não é nova. Ela surgiu aureolada nos países nórdicos para hospedagem no rigoroso inverno com objetivo de ver as auroras boreais no aconchego dos edredons e cobertas de pura lã. Os domos patagônicos seguiram suas pegadas.
o EcoCamp Patagonia possui uma coleção de cúpulas de ecológicas a elegantes. A decoração tradicional da Patagônia desde a básica até a luxuosa só depende do bolso do viajante. Nas cúpulas comunais onde ficam o restaurante, ou ao lado da fogueira acontecem a intereção com os outros viajantes, que trocam dicas para a aventura da manhã seguinte.

Rio que vai formando diversas cascatas
Há viagens que nos deixam presas nelas para sempre
crédito: viramundo e mundovirado

Há lugares na América do Sul onde o espírito aventureiro e inquieto encontra ponto de apoio especialmente firme, tudo expresso na força da natureza. Torres del Paine é um desses lugares.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Vicunhas tendo ao fundo montanhas rochosas
São inúmeros os roteiros para um trekking. Cada um deles nos leva a paisagens diferentes
crédito: viramundoe mundovirado

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.