Início Europa Reino Unido Conheça Tintagel, o Castelo do Rei Arthur

Conheça Tintagel, o Castelo do Rei Arthur

Fomos para Tintagel, na Cornualha, em busca das histórias do Rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Os sombrios meses de inverno, enevoados e com forte ventania são perfeitos para visitar as ruinas de seu castelo.

Nos penhascos sobre o mar, saltamos no tempo. Tintagel, castelo do século 5, encimado por um rochedo que desce abruptamente sobre as ondas do mar possesso, são o que resta do berço do Rei Arthur. Segundo a lenda, são também cenário do épico Tristão e Isolda.

Ruínas de um castelo sobre um rochedo
As ruínas de Tintagel, sobre um enorme rochedo,reforçam a lenda do Rei Arthur e de seus cavaleiros
crédito: viramundo e mundovirado

Ao amanhecer nada em Tintagel oferece calma: a névoa suspensa encobre parte do abismo e as ruínas do castelo, o vento de cão braveja, e as ondas investem contra as rochas. Tudo compõe uma verdadeira tempestade visual. Ali o fantástico já vem de mão beijada.

Tais imagens foram uma revelação para a escritora americana Marion Z. Bradley, que as tomou para os quatro volumes de seu clássico As Brumas de Avalon. Neles se desenrola a saga de sacerdotisas que, para se esconder da fúria dos romanos e proteger o nascimento do Rei Arthur, envolvem a ilha em misteriosos e insondáveis nevoeiros.

J. R.R. Tolkien também faz menção em poemas, recém-descobertos, à ilha mágica de Avalon, para onde o Rei Arthur, mortalmente ferido, teria sido levado. São cenários onde a natureza faz o fascínio dessa literatura.

Gruta no rochedo encoberta por ondas do mar revolto
Quando a maré está baixa é possivel ver a caverna que muitos dizem ser a casa do Mago Merlim
crédito: viramundo e mundovirado

Do alto do rochedo observamos na borda da água, a entrada da caverna do Mago Merlim, sempre fustigada pelas ondas. Dizem que é possível entrar na caverna se o viajante tiver pernas fortes para descer e depois subir centenas de degraus e passagens estreitas – quando o tempo permitir – o que nunca acontece.

Muitos viajantes ainda procuram na lagoa a espada mágica Excalibur
crédito: viramundo e mundovirado

Para continuar no clima dos cavaleiros da Távola Redonda fomos para Dozmary Pool, um lago na região de Bodmin Moor, não muito longe dali, onde segundo a tradição Sir Bedivere jogou a espada ‘Excalibur’, por ordem do Rei Arthur.

Tintagel nunca será visto apenas como um lugar. É promessa sempre renovada de enredos de aventura e imaginação intrinsicamente ligados à sua natureza.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Mais informações
www.visitbritain.com
www.visitcornwall.com
www.nationaltrust.org

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.