Início Brasil Amapá Encanto selvagem da 2a. maior catarata do Brasil

Encanto selvagem da 2a. maior catarata do Brasil

O Amapá ainda precisa ser apresentado aos brasileiros

Que tal começar então navegando para alcançar as cachoeiras de Santo Antônio, o segundo maior conjunto de quedas d’água do Brasil, depois de Iguaçu? E o melhor de tudo foi a sensação de liberdade, sem passarelas, sem bilhete de embarque, sem filas, só nós e a extensão das águas.

Cachoeira
A cena ganha mais força pelo contraste dos verdes da floresta com as cores ocres das águas
crédito: viramundo e mundovirado

Apesar de ainda fora da estante de muitos aventureiros, o estado do Amapá cativa o viajante audacioso com belezas naturais que são pura adrenalina. Para citar apenas uma: as cataratas de Santo Antônio, localizadas a 223 quilômetros ao sul de Macapá, no município de Laranjal do Jarí. As quedas d’água formam um semicírculo de 24 cachoeiras, consideradas as mais belas da Amazônia e a segunda do Brasil em extensão. Possui paredões de 30 metros de altura e mesmo com a força de suas águas é possível chegar de barco bem próximo delas.

estrada de terra alagada
Era uma manhã típica daquele lugar. Tudo calmo, tudo cinza no céu
crédito: viramundo e mundovirado

Na estrada ora larga e segura, ora apenas uma trilha sombria, e sem tempo para chegarmos em Laranjal, cruzamos povoados, serpenteamos rios e castanhais, atolamos em dia ensolarado em lamaçais perpétuos, e em pleno meio-dia sentimos a escuridão do interior da floresta.

Mulherese crianças vendendo frutas
Não basta vir ao mundo. É preciso conhecer as culturas de outras regiões
crédito: viramundo e mundovirado

Conhecemos pescadores de peixes ornamentais que se gabam existir ali mais de 2.000 variedades, alguns deles podem ser vendidos a R$70 a unidade. Provamos o fruto camu-camu que dizem ter 100 vezes mais vitamina C que a acerola, e no mesmo dia vimos a força da natureza ser regida por fortes tempestades.

Barco de alumínio se aproximando de um conjunto de cachoeiras
Ali, a vida real está em outro lugar
crédito: viramundo e mundovirado

De Laranjal alugamos um barco e percorremos por quase uma hora o rio Jari até alcançarmos as cachoeiras. A visão nos trouxe a imagem de chegarmos num mundo perdido. Naquele mundão de águas só nós e o barqueiro. Ninguém mais. Ficamos ali por mais de três horas explorando os meandros e grutas formadas pelas cachoeiras. O som, alternava de acordo com o vento e com a altura das quedas d’água.

No retorno, de repente uma surpresa e a constatação que a geografia e a história da Amazônia são mais reais do que imaginárias: encontramos um cemitério de expedicionários nazistas que ali morreram em 1937. A prova são as suásticas entalhadas nas cruzes. O que eles faziam no meio da nossa selva?

cachoeiras
As águas, com aquela cor prateada, corria como derramadas dos moldes de uma fundição
crédito: viramundo e mundovirado

Enfim se você é um viajante impetuoso sabe o que faz um roteiro valer a pena. No Amapá há dois níveis de aventura em um itinerário: o visível que nos desafia diante dos olhos, e o desconhecido –a verdadeira aventura. Estes dois ingredientes nos acompanharam o tempo todo na viagem pelo Amapá.

cachoeiras
Uma viagem que deseja ser vista com os olhos do passado de um tempo de descobertas
crédito: viamundo e mundovirado

Quer mais apresentações do Amapá? Cerca de 90% de sua área é preservada e desta mais de 55% é protegida por unidades de conservação de diversos tipos. Doze delas, com 10 milhões de hectares, uma área do tamanho de Portugal, formam o Corredor de Biodiversidade do Amapá, um grande mosaico de diferentes classes de vegetação. Nele está incluído o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, com 3,8 milhões de hectares, o maior parque de floresta tropical do mundo.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Cachoeiras
Há um mistério em cada uma das quedas d’água de Santo Antônio. Quais seriam elas?
crédito; viramundo e mundovirado

Quem te ajuda para uma viagem até as cataratas: Cupuaçu Turismo
Cupuaçu Turismo: www.gilsontorres.wix.com/cupuacuturismo ou tel.: (96) 98111-1561.

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.