Início O que fazer em? Faço Gosto Sua majestade a pimenta

Sua majestade a pimenta

Ela tem o sabor de fogo e pode ‘recriar’ seu paladar. Ela – a pimenta. Perfuma, realça sabores e lógico, provoca um ardor também. Topar com a atrevida culinária mexicana é entrar nos mistérios desta especiaria que foi um dos itens mais cobiçados do comércio mundial. Por cauda delas é que a América foi descoberta, já que Colombo estava atrás das especiarias asiáticas, entre elas a pimenta-do-reino.

Pimentas
Países entraram em guerras por causa dessa especiaria
crédito: viramundo e mundovirado

E foi aí que ele errou feio : confundiu a mesma sensação de ardência daquela pimenta, com as encontradas na América que são de outra família, a capsicum. Se não fosse por isso as ‘pimentas’ americanas, já utilizadas há 9.000 anos na cozinha dos indígenas de Tehuacán, passariam a ser chamadas só de chiles ou ajis. Ricas em cálcio, vitaminas A e C, além de ter propriedades antioxidantes, elas dão um toque de personalidade aos pratos mexicanos.

Não há culinária mexicana sem pimenta, seja ela forte ou não
crédito: viramundo e mundovirado

Com mais de sessenta variedades, graus de ardor e formatos, está no preparo dos moles – molhos muito elaborados e espessos – que podem conter até chocolate, o xocóatl. Entre as mais ardentes: a pikin, poblano, chipotle, morita, e a yahualica.
Como a variedade é imensa, pergunte antes “se pica (arde) ou no pica”.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.