Início Europa Áustria Uma viagem ao consultório do dr. Freud

Uma viagem ao consultório do dr. Freud

Freud explica tudo, certo? Então fui direto ao seu consultório no n. 9 da rua Bergassen, em Viena, para entender por que meu país está vivendo essa situação tão louca em que se meteu.

Dr. Sigmund Freud, intérprete dos sonhos e maluquices alheias, não aparece em seu consultório há quase 80 anos. Mesmo assim fui à procura de algumas pistas que desvendassem nossa atual calamidade política, pois Freud nos mostrou novas maneiras de ter curiosidades em relações às vidas das pessoas.

Peças da antiguidade
Freud era um grande colecionador de peças da antiguidade
crédito: viramundo e mundovirado

A porta do consultório, hoje centro de pesquisa e discussão da história e do desenvolvimento da psicanalise, além de museu, estava aberta, não havia ninguém, talvez fosse hora do almoço. Enquanto aguardava a secretária, aproveitei para perambular pelas salas. Nelas estão expostos vários de seus objetos pessoais, como o famoso divã (sem o tapete persa que o cobria o qual dizem estar na Inglaterra), seu chapéu, a mala de viagem, sua famosa bengala ….

Nas estantes se destacam sua compulsiva coleção de 2.500 objetos da antiguidade, como peças etruscas, egípcias, gregas e romanas, para as quais ele dizia encontrar analogias próximas entre a psicanálise e a arqueologia. Ele dedicava horas observando estes objetos buscando criativas interpretações para decifrar os problemas de seus pacientes. Certa vez declarou que se considerava um arqueólogo de almas.

Estantes de vidro que guaradm coleção párticular de um estudioso
Nas estantes, livros, cadernetas, fotos, informações que retratam parte da vida do dr. Freud
crédito: viramundo e mundovirado

A decoração do seu consultório se completa com fotos, quadros, entre eles um retrato de Freud feito pelo artista espanhol Salvador Dali, uma biblioteca com 38 mil livros, reportagens, fotos e as primeiras edições de suas teorias.

Enquanto devaneava, encontrei uma pista para o problema que o Brasil está vivendo: numa caderneta exposta num mostruário estava escrito e sublinhado “…o acesso a ganância, ao exagero da riqueza, o desejo do poder, revela uma vida erótica negada”, e mais adiante “…isso mostra quanto os homens são fingidos”.

Dr. Freud em seu consultório austríaco
crédito: viramundo e mundovirado

Em outra anotação um estudioso de Freud reclamava das traduções dos livros do psicanalista, e afirmava que “a palavra alemã ‘versagung” é traduzida em várias línguas como frustração. Na verdade, é muito mais do que isso, seu significado é impedimento, bloqueio, e o bloqueio físico produz no homem o desejo do poder da fortuna”.

Velho edíficio em pedra
Bergassen 19, Viena. Consultório do Dr. Freud
crédito: viramundo e mundovirado

Deixo o museu com a análise do Dr. Freud: será que a situação do Brasil atual recai sobre a virilidade dos nossos governantes?Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Para saber mais: www.freud-museum.at

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."
Artigo anteriorJovens transformadores em campo
Próximo artigoAmor Perfeito

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.