Início Europa França Fonte Stravinsky, a verdadeira fonte da juventude

Fonte Stravinsky, a verdadeira fonte da juventude

Materializando as palavras do poeta Von Schiller (1759-1805) que dizia: “o homem só é inteiramente humano quando brinca”, os artistas Jean Tinguely (1925-91) e Niki de Saint Phalle (1930-2002) criaram a Fonte Stravinsky, ao lado do Centro de Artes Georges Pompidou, em Paris.

Escultura colorida de um elefante
Tem ritmo, tem harmonia, tem criativiadade, tem alegria, é assim que vejo a Fonte Stravinsky
crédito: viramundo e mundovirado

Ela, uma top model dos anos 60 e artista plástica. Ele, um irreverente escultor. As obras de Niki* têm colorido vivo, rico grafismo, e uma pegada leve com traços de infância. Já as de Tinguely unem objetos heteróclitos, como rodas de bicicletas, correntes, polias, enfim uma tralha de ferro velho as quais ele dá movimentação aleatória com engrenagens, molas, e roldanas – uma traquinada. Niki e Jean apaixonaram-se, e dessa união resultou uma obra de vanguarda. Em especial a Fonte Stravinsky que desperta encantamento. 

Várias esculturas coloridas dentro de uma fonte
Às vezes é difícil voltar à realidade num lugar como a Fonte Stravinsky
crédito: viramundo e mundovirado

As esculturas metálicas abstratas de Tinguely, no espelho d’água da fonte, se movimentam e sustentam as figuras de Niki: pássaro, sereia, coração, serpente, chapéu, rouxinol, elefante, caveira e clave de sol. As cores parecem seguir o secreto movimento das grandes armações de ferro, e o alarido provocado pelos golpes secos, ruídos surdos, ásperos zumbidos e esguichos aleatórios, completa o ar festivo da fonte.

Pessoa de costas tirando uma foto e atrás uma fonte colotida
Numa época de mídias sociais a Fonte Stravinsky é lugar ideal
crédito: viramundo e mundovirado

A fonte se exibe festivamente aos visitantes. Como resistir ao convite de ficar ali observando? Não à toa um imenso banco abraça toda a fonte, e é comum ver moradores, viajantes, passantes e crianças conversando, tomando sorvete, lendo, como se estivessem em um recreio. A fonte atende ao desejo de todos: rejuvenescer à imagem de seu ambiente, como se brincassem num playground. Graças à força da sua folia policrômica, nos faz acreditar que talvez seja esta a verdadeira “fonte da juventude”.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv 

* A Pinacoteca de São Paulo possui também uma bela fonte de Niki de Saint Phalle

Considere duas boas sugestões de hotel quando for a Paris:
Grand Hotel du Palais Royal   www.grandhoteldupalaisroyal.com/br
ou
Hotel Juliana Paris  www.juliana.parishotelsweb.com/pt/

 

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.