Início Ásia Irã Os segredos do deserto de Lut

Os segredos do deserto de Lut

Se seu carro alugado quebrar no deserto de Lut, no Irã, você já era. Dependendo do horário e da distância percorrida, ligar para o telefone de emergência cujo número está no chaveiro, não vai adiantar nada. Quando o socorro chegar você já estará seco, sequinho, igual a uma múmia. Ou então, … congelado.

Montanhas ensolaradas num deserto
O aviso vem acompanhado por caveiras: “Não se atreva a entrar no deserto de Lut sem um carro de apoio
crédito: Divulgação

Este deserto conhecido também como Dasht –e Lut, localizado no sudeste do Irã, bem próximo da cidade histórica de Bam, é de longe o lugar mais quente da Terra. Suas temperaturas já chegaram a 70°C.  Entre junho a setembro, esse deserto árido subtropical é varrido por fortes ventos que transportam sedimentos e causam erosão eólica em escala colossal. Devido a esses ventos a região apresenta alguns dos exemplos mais espetaculares de cumes corrugados maciços, além de enormes campos de dunas e extensas áreas pedregosas.

O deserto de Lut é um dos poucos lugares terrestres que apresentam um processo geológico em curso.

Grandes dunas são constantes no deserto
As paisagens ao amanhecer e entardecer dão um tom de indescritível beleza, mas a natureza dali é fatal para os incautos viajantes
crédito: viramundo e mundovirado

Lut é lindo, muito lindo e guarda alguns segredos. À noite, as temperaturas despencam,  e além de um céu claro de estrelas, “o que assombra são as melodias que surgem com os gritos das rochas se comprimindo e que compõem uma inusitada música”, disse o pesquisador Amir AghaKouchak à revista Science.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

Os ventos do deserto de Lut são os grandes artistas dessa natureza
crédito: Divulgação

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.