ele não se tornou artista: era artista. E hoje, na arte, Bispo é considerado criador
Rio de Janeiro. Lázaro abre o gavetão da mapoteca e entrevejo seu precioso conteúdo velado por papel de seda. Eu apenas via um alaranjado e irregular volume. Cuidadoso, retira as folhas brancas que o envolvem. Não podia acreditar no que estava tão próximo a mim! O impacto da visão me provoca vertigem, causada, penso, quando olhos, mente e coração emocionados, tentam juntos assimilar díspares sensações. Os pensamentos embolam, a respiração falseia e leve tremor em ondas percorre todo o corpo.
Estava diante do “Manto de Apresentação”, confeccionado por Arthur Bispo do Rosário para o dia do Juízo Final. Bispo o bordou durante 50 anos, tempo em que esteve confinado na Colônia Juliano Moreira, Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Nesse período criou também 806 obras, entre esculturas, objetos, faixas de misses e instalações com fichas de ônibus, chapéus de palha, sacolas, potes de plástico, carrinhos de supermercado.
Todos estão bordados em algum ponto da nobre veste. “Veja Senhor, eu e minha obra unidos, minha pele e meus objetos entrelaçados, sem possibilidade de separação”, e talvez acrescente: “também sou criador”!
Cada pedacinho do delirante hábito, feito de rústico cobertor tom mel-laranja, está bordado com universo de signos: palavras, figuras, cifras, versos, e nomes em múltipla e bela paleta.
Perfeccionista, acrescentou toques de cor sobre alguns pontos. Pingentes de cortina e dragonas nos ombros doam novas texturas. Wilson Lázaro, curador do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, me revela o avesso do traje totalmente bordado. Levanta a franja que debrua a volta, e ali, sob uma dobra do pano, há frases e nomes escondidos.
Perturbador. Pungente. Sublime! Arthur Bispo do Rosário, sergipano, nascido em 1911, filho de escravos, prontuário nº 1.662, diagnosticado esquizofrênico paranoico –irrecuperável –, gênio sem precedentes na história da arte nacional, transmutou o ordinário em extraordinário.
Mais:
www.museubispodorosario.com.br
Instituto Municipal de Assistência a Saúde Juliano Moreira
Estrada Rodrigues Caldas 3.400, Bairro Taquara, Jacarepaguá
Fone: (21) 3432-2402