Conhecer Inhotim é chegar no final do arco-íris - Viramundo e Mundovirado
1415
post-template-default,single,single-post,postid-1415,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Conhecer Inhotim é chegar no final do arco-íris

Inhotim

Conhecer Inhotim é chegar no final do arco-íris

“ A arte de enxergar beleza em todo lugar”, é como definimos o Instituto Inhotim de Arte Contemporânea, em Brumadinho, Minas Gerais.

Inhotim

Nem foi preciso barganhar com um gnomo para chegar no final do arco-íris. Já na entrada, tendo como fundo a Mata Atlântica, uma coisa ficou evidente para nós: Inhotim é exibicionista. Tudo ali tem o propósito de cativar os sentidos. E são a estes que devemos nos entregar para que nos conduzam como em um parque de diversões para gente grande que curte arte e natureza.

Inhotim

Diz a história, ou talvez seja melhor dizer o ‘causo’ – já que estamos em terras mineiras – que o nome Inhotim provém, do antigo proprietário dessas terras, um inglês que se chamava Tim, e a partir daí chamado em bom ‘mineirês’ de nhô Tim. E Brumadinho vem de onde? Da mania carinhosa de falar no diminutivo ora, e como a bruma era miúdin…

Inhotim

As instalações de cada artista pipocam pelos jardins e cutucam nossa imaginação. No Sound Pavillion o toque mágico está em ouvir, em tempo real, o som que vem das profundezas da Terra. Mais adiante, entre caminhos sombreados, dois enormes domos geodésicos de aço e vidro abrigam um gigantesco trator que ergue uma árvore de resina.

Inhotim

Já nos jardins emoldurados pelo volume das montanhas, em um descampado de terra vermelha, nos deparamos com uma árvore de bronze suspensa por hastes metálicas em meio a cinco outras árvores naturais. Ou ainda enormes vigas de ferro lançadas numa poça de cimento, que geraram uma escultura que arrepia, pois nos sugeriram os destroços de 11 de Setembro.

Inhotim

O patrimônio de Inhotim vai muito além. Inclui a propagação de plantas nativas, popularizar o conhecimento da flora brasileira, fomentar a educação ambiental, e catalogar novas espécies botânicas. Nas alamedas se destacam 1.300 variedades de palmeiras, orquídeas, bromélias, e de 500 espécies de antúrios e copos-de-leite. Por isso, desde 2010, Inhotim é também o mais novo Jardim Botânico do Brasil.

Inhotim

O Instituto Inhotim que hoje tem mais de 600 obras, foi criado pelo empresário Bernardo de Melo Paz, para torná-lo referência em arte contemporânea não só no País, mas no mundo. Visionário? Certo dia em uma viagem encontramos uma inglesa e ao saber que éramos de São Paulo nos disse: “ No Brasil só estive no Rio de Janeiro e em Brumadinho”. E você já conhece?

Inhotim

Texto e fotos: Heitor e Silvia Reali

Como chegar: Inhotim está a 60 km de Belo Horizonte com acesso pelas BR 381 e BR 040

Onde ficar em Belo Horizonte:
Bristol Merit Hotel – Localização central, próximo ao Mercado, e café da manhã com variedades de queijo mineiro. Fone: (31) 3508-8500.

Bristol La Place – Suites com sala de estar e minicozinha. Fone: (31) 3481-5122

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.

Post a Comment