Viva a neve em Neuquén

Caviahue

Viva a neve em Neuquén

O inverno bate às portas! Se você curte neve é bom pensar o que espera de uma estação de esqui, pois não é algo a ser decidido por impulso. Analise o leque de possibilidades de esportes, acomodações, gastronomia e a natureza que cada uma oferece. Caviahue e Villa Pehuenia, na Província de Neuquén, Argentina, são dois povoados que decretam o fim da mesmice e da monotonia dos grandes resorts de neve, com atividades restritas aos próprios programas.

O que faz o encanto de uma viagem assim são as boas surpresas que não estavam previstas no programa, ou no seu imaginário. É o que em geral acontece quando se descobrem novos lugares onde a natureza joga a nosso favor.

Neuquén

Caviahue não é longe. De Buenos Aires são três horas de voo até Neuquén e quatro horas de carro até a vila. Mas a estrada por si só já vale a viagem. O cenário é sempre novo. No começo predomina a paisagem árida e extensa da estepe patagônica, para depois a estrada se afunilar entre dourados paredões rochosos. Por fim nos aproximamos dos contrafortes emoldurados pela neve da cordilheira dos Andes.

Copahue

De volta a Idade do Gelo. Foi assim nossa primeira impressão quando chegamos em Caviahue, cercada de montanhas pontilhadas de araucárias. A localização da vila não poderia ser melhor, ao lado de um lago que reflete a luz do dia, ou a lua quando cai a noite. É neste contexto geográfico que a aventura começa. Ali se encontram todo tipo de acomodações: hotéis com arquitetura e design modernos, hosterias, apart hotéis e chalés. Em todos, reina a gastronomia típica argentina sempre acompanhada pelos vinhos emblemáticos – malbec ou torrontés.

Caviahue

Não sabe esquiar, não tem tempo para aprender, mas gostaria de sair já deslizando pela neve? Hoje um dos esportes mais populares é o esqui nórdico que dispensa ter experiência. Diferente do esqui alpino que se pratica em descenso em pistas especiais nas encostas montanhosas e definidas pelo grau de aprendizado, o esqui nórdico é praticado em trilhas pré-estabelecidas e com distâncias variadas de acordo com seu preparo físico. Um dos passeios mais procurados por essa atividade é o que permite percorrer essas trilhas à noite. Experimente e sinta quanto é especial.

Caviahue

Todos os esportes de neve estão à disposição ali: esquis, snowboard, trenó puxado por cães, motos de neve, patim sobre gelo e até mesmo um passeio para alcançar a cratera do vulcão Caviahue, em um veículo equipado com esteiras. Vale a pena uma chegada em Copahue, a 17 km da vila, para conhecer as termas de águas sulforosas e suas fumarolas.

Outro esporte a considerar é o sledge (trenó), ou seu primo rico o skeleton que se faz deitado de bruços. Mais do que um esporte é uma travessura, um antídoto ao stress. Descer encostas nesses trenós conduz ao túnel do tempo e faz voltar à infância. Não por menos o último cartoon da série “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, termina com os dois voando num trenó, gritando “vamos explorar!”.

Vila Pehuenia

É possível apontar inúmeras vantagens para curtir a neve nessas duas vilas. Mas há uma qualidade em especial: ali há frio e neve, mas não frescura. Caviahue e Villa Pehuenia servem como uma luva para viajar com a família toda, ou para um aconchego a dois.
Falar de Villa Pehuenia, a 310 quilômetros ao norte da cidade de Neuquén, é praticamente contar sobre duas viagens. Uma delas feita de imagens de uma natureza que impressiona, um cenário ao mesmo tempo calmo e selvagem. A outra focaliza uma história que transcende a beleza quando narra a união da comunidade indígena de etnia mapuche para a construção de um centro de neve com toda infraestrutura necessária aos esquiadores.

Vila Pehuenia

Para os instrutores mapuches o sucesso do seu centro de neve, chamado de Batea Mahuida, não é só associar neve, esqui, cavalgadas e passeio de motos de neve, aos que ali chegam, mas também unir a magia do local à beleza das araucárias milenares.

Caviahue

Onde ficar:
Em Caviahue: Hotel Ignea, www.igneacaviahue.com.ar
Em Villa Pehuenia: Hosteria Al Paraiso, www.pehueniaalparaiso.com.ar

Para saber mais: www.caviahue-copahue.gov.ar


Comentários

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.