Sweethaven, a vila do Popeye

Sweethaven, Ilha de Malta

Sweethaven, a vila do Popeye

Há tempos que histórias em quadrinhos e desenhos animados de longa-metragem tentam se posicionar para agradar crianças e adultos. Uma viagem para a vila de Popeye – Sweethaven – na Ilha de Malta, resolve essa “problemática” com primor.
E por quê? Porque esse destino empolga de 8 a 90, pois desde 1929 os cartoons de Popeye e sua turma: Olívia Palito, Brutus, Dudu, Gugu, e outros, desenhados por Elzie C. Segar, se aventuram na imaginação de todos.

 

 

Sweethaven
Crédito das fotos: Viramundo e Mundovirado

 

Sweethaven foi erguida em Anchor Bay, na Ilha de Malta, em 1979, para o set de filmagem de ‘Popeye, o marinheiro’, protagonizado por Robin Willians. Ao todo são 19 construções com madeiras trazidas do Canadá e Estados Unidos, já que Malta é desprovida de árvores. Mas as gaivotas são de lá mesmo! Tudo obedece rigorosamente aos originais do cartunista Segar. Lá estão, o hotel, o armazém, o cais com os barcos, o bar de hambúrgueres do comilão Dudu, as vielas onde o ciumento Popeye ia às turras com Brutus por causa da Olívia, e muito mais… deixe suas lembranças virem à tona.
Sweethaven

 

Além de se encantar com a vila e seus arredores, outras atividades podem ali ser realizadas. Para as crianças há marionetes, minigolfe, modelagem, museu com as roupas dos personagens, lojas de brinquedos, e para os adultos, degustação de vinhos.
No final do dia tão prazeroso, concluímos que Brutus não é o único vilão dali, o relógio é outro, pois a vila tem hora para fechar.

 

 

Forte de Santo Angelo, visto de La Valletta
crédito: Viramundo e Mundovirado

 

 

Cultural e historicamente Malta tem muitos mais atrativos: as ruínas da Janela Azul, local icônico de Games of Thrones, palco do casamento de Daenerys com Khal Drogo; o templo pré-histórico de Hagar Qim, e a bela igreja de Santa Maria, de 1614, inspirada no Pantheon, de Roma. Ela ficou famosa durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, uma bomba de 500 kg atingiu em cheio a maravilhosa cúpula, rolou pelo chão, parou diante do altar, onde um bispo rezava missa para 300 pessoas e … não explodiu. 

 

Como chegar em Sweethaven : para aproveitar bem o destino vá de ônibus de linhas regulares de La Valletta até Melliena Bay.

 

Talvez você se interesse por:

O palco do casamento de Daenerys e Drogo, de Game of Thrones, desmoronou


Comentários

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.