Um dos melhores vinhos brancos do mundo é ainda pouco conhecido
52376
post-template-default,single,single-post,postid-52376,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Que tal um vinho branco produzido desde a época dos romanos?

Lavaux, Suíça

Que tal um vinho branco produzido desde a época dos romanos?

Nas encostas de Lavaux, Suíça, dominam as terraças com uvas Chasselas que vão produzir um dos melhores vinhos brancos do mundo, mas praticamente desconhecido.

Lavaux, Suíça

Mas não para a Unesco que considerou os vinhedos de Lavaux, entre os Alpes e o Lago Leman, dotados de caráter único em cenário singular. Razões que o elevaram ao título de Patrimônio da Humanidade por sua paisagem cultural.

As vinícolas cobrem uma área de 800 ha, divididas em quase mil vitivinicultores. Para a produção do vinho chasselas as técnicas usadas ainda são artesanais, sem canais de irrigação e zerando ao máximo os produtos químicos. Como sua produção não é grande, e quase totalmente consumida pelos seus habitantes, a exportação desse vinho é muito pequena.

Vinhos chasselas

Assim ao comprar esse vinho, leva-se parte da história. Dizem que esses vinhedos existem desde a época dos romanos, mas foram os beneditinos, a partir do século 11, que aprimoraram a qualidade do chasselas.

Enquanto caminhávamos pelos bem cuidados vinhedos, diante das águas azuis do Leman, nosso guia nos contemplava com boas histórias e curiosidades locais. Mas, o melhor viria logo a seguir, quando chegamos a uma velha bodega para experimentar uma taça do chasselas, um vinho branco seco e leve, de cor amarelo claro, acompanhado pelo L´Etivaz, um queijo firme e de sabor semelhante ao gruyére.cajuzinho

Talvez você possa se interessasr também por:

O que fazer em Mendoza?


 

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.