Experimenta Portugal '17
53357
post-template-default,single,single-post,postid-53357,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

O espírito lusitano vai ancorar em São Paulo

Amor no Tejo

O espírito lusitano vai ancorar em São Paulo

Não vai ser preciso cruzar o Atlântico para se sentir em Portugal. Basta ir aos eventos culturais, artísticos, empresariais e esportivos do Experimenta Portugal ’17.
Os portugueses querem comemorar conosco suas datas mais significativas: o Dia de Portugal, o Dia de Camões e o Dia das Comunidades Portuguesas. Para essa festa e para nós, eles organizaram com muito capricho uma vasta programação que acontecerá entre os dias 10 e 28 de junho.

Esse grande evento quer também mostrar a união entre brasileiros e portugueses. Segundo o Cônsul Geral de Portugal, Paulo Lopes Lourenço, “das artes plásticas ao fado, da gastronomia à literatura, o foco é revelar esta crescente afinidade”.

Assim o Experimenta Portugal ‘17 que não faz nada em pequena escala, mas que faz tudo com muito carinho, vai nos ofertar uma série original de propostas inovadoras. São atrações para curtir Portugal em São Paulo.

Vinhos portugueses

Com os vinhos das castas Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, você já está familiarizado, certo? Mas, e com os das castas especiais como a branca Maria Gomes, a Encruzado, as tintas como a Baga, o Castelão ou a renomada Touriga Nacional?
Para mergulhar nesse inebriante universo com mais de 260 variedades de castas portuguesas, em mais de 400 rótulos, o visitante será brindado com três dias de degustações. Quer se aprofundar mais? Aproveite para fazer um curso com renomados sommeliers. O local será o Shopping JK Iguatemi, entre os dias 9 e 11 de junho.

Bonde 28

Senta que a viagem vai começar! Lado a lado e no mesmo caminho a tradição e a modernidade de Lisboa estão presentes na ‘Exposição do Bondinho Elétrico Prazeres 28’, que estacionará no Viaduto do Chá, de 13 a 23 de junho.
Quem tomar assento no mítico Elétrico Prazeres 28, vai embarcar em uma viagem histórico-cultural, gastronômica e ainda de natureza para conhecer de maneira prazerosa e original um país autêntico e genuíno, acredita David Seromenho, diretor da Cunha Vaz Brasil, um dos organizadores do Experimenta Portugal ’17. O percurso que passa aos olhos é vivo e curioso, mas a graça maior do passeio é o bonde, que com seu apito e o som das rodas sobre os trilhos, farão o visitante se sentir subindo e descendo pelas colinas de Lisboa.

Crédito : Marinha de Porrtugal
Navio-Escola Sagres

 

Agora, da cabine do bonde para o convés do navio. Para navegar na história dos destemidos navegantes portugueses, e saber mais sobre as técnicas náuticas pioneiras de Gil Eanes, embarque no veleiro Navio-Escola Sagres, que vai ancorar de 15 a 18 de junho no Porto de Santos. O visitante vai relembrar dos nomes que enchiam seus livros de histórias, como Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Fernando Pó, Tristão da Cunha, Luís Vaz de Torres, para citar apenas alguns.

Fernando Pessoa

Cores, imagens, e formas são destaques da exposição que acontece no Consulado Geral de Portugal, “Tempo: ilusão imprecisa, e as obras de E.M. de Melo e Castro na Coleção da Fundação Serralves”, programada para os dias 12 de junho a 5 de agosto. Já na Pinacoteca do Estado, de 24 de junho a 16 de outubro, é a vez da exposição “Coleção em Diálogo: Museu Nacional Soares dos Reis e Pinacoteca”.

Quem curte literatura portuguesa, a palestra “Literatura, imaginação e realidade”, do escritor português Gonçalo M. Tavares, será realizada no dia 23 de junho na Unibes Cultural.
Confirmando o ditado de portugueses e brasileiros: “rir é o melhor remédio”, também na Unibes, no dia 21 de junho, todos poderão se divertir com a provocação de dois stand up: Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier, no show “Um português e um brasileiro entram num bar”.

Grafite de Fado em Lisboa

Para inaugurar em grande estilo o Experimenta Portugal ‘17, o Theatro Municipal de São Paulo será palco do Concerto de Gisela João, uma das mais conceituadas fadistas portuguesas, no dia 10 de junho. E no dia 28, encerramento da programação, é a vez do Recital de Piano, com José Eduardo Martins.

Aceite, pois, o convite dessa festa dos portugueses. Vamos comemorar juntos, mas ao final seremos nós, brasileiros, os presenteados.

Lisboa

Mais informações sobre a programação e horários:

http://www.cunhavazbrasil.com/blogcvabrasil/experimenta-portugal-chega-a-terceira-edicao-com-vasta-programacao-cultural/

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.