Início Américas México Armados com pincéis e tintas

Armados com pincéis e tintas

É quase impossível piscar os olhos diante de um mural mexicano, ou como definiu a escritora chilena Isabel Allende: “é uma arte em que tudo acontece ao mesmo tempo”. Considerado a expressão máxima da arte mexicana, o mural se vivificou nas mãos de seus expoentes máximos, Diego Rivera (1886-1957), José Orozco (1883-1949) e David Siqueiros (1896-1974).

Mural
Mural de Diego Rivera, na Cidade do México
crédito: viramundo e mundovirado

Foram artistas que armados de pincéis e tintas, retrataram, em grandiosos murais, as lutas de classes, a libertação do proletariado e a saga dos indígenas mexicanos. O desejo dos muralistas era que suas pinturas fossem expostas em prédios públicos para que pudessem ser vistas e compartilhadas com a população pobre que nunca tinha acesso à arte. Na Cidade do México e em Guadalajara podem ser admirados os principais murais desses artistas, cujas vidas e obras se fundiram à da história do México.Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.