Lençóis Maranhenses
1308
post-template-default,single,single-post,postid-1308,single-format-standard,eltd-core-1.0.3,ajax_updown,page_not_loaded,,borderland-ver-1.13, vertical_menu_with_scroll,smooth_scroll,paspartu_enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Lençóis Maranhenses, uma viagem à alma

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses, uma viagem à alma

Charles Dickens (1812-70), escritor inglês famoso pelos seus livros tocantes, entre eles Olivier Twist, certa vez declarou que a única cidade que tinha medo de descrever era Veneza – medo de não lhe fazer justiça. E isto vale para os Lençóis Maranhenses. Pode-se tentar explicar o fenômeno da natureza que acontece em Lençóis, discorrer sobre sua paisagem exuberante, mas a experiência de caminhar sobre suas dunas mutantes e mergulhar em suas lagoas, não. É preciso viver esse lugar, ao lado do oceano que ultrapassa qualquer expectativa. Nada vai prepará-lo para essa viagem, mesmo que você já tenha visto as mais belas fotos.

Lençóis Maranhenses

Localizado a 270 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, os Lençóis Maranhenses reúnem características que despertam a cada ano o interesse de milhares de viajantes. São 155 mil hectares de dunas, lagoas, piscinas naturais de águas cristalinas, praias primevas que abrigam aves migratórias e manguezais, tudo coroado por um sol vangoghiano. Mas, Lençóis é, de fato, uma coisa e outra nas duas estações do ano em que se transfigura: a das chuvas – de fevereiro a maio e a das vazantes, agosto a dezembro. Quem a vir numa só dessas estações levará uma imagem tão verdadeira como enganosa.

Rio Preguiças

Que deserto é esse que metade do ano fica “encharcado” de lagoas de cores cintilantes? Que deserto é esse que no final da época das chuvas, em maio, forma cachoeiras entre as dunas de até 20 metros de altura? Que deserto é esse que dividido por um rio, o Preguiças, em uma margem apresenta areias amarelas e na outra alvíssimas e resplandecentes e que avançam sete metros por ano em suas bordas, mas poupa pequenos vilarejos de pescadores em seu interior?

Lençóis Maranhenses

Lençóis é um dos raros locais que privilegia a descoberta, onde as pessoas extasiadas pela beleza da paisagem, com o corpo exorcizado pelas árduas e longas caminhadas subindo e descendo dunas, percebem que as façanhas físicas podem ser acompanhadas de metamorfoses interiores.

Uma única certeza: a que no final de uma viagem para esse deserto, você não será mais o mesmo de quando lá chegou.cajuzinho

Lençóis Maranhenses

Heitor e Silvia Reali

Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado.

Post a Comment