Início O que fazer em? Faço Gosto Gelateria Dondoli, derreta-se!

Gelateria Dondoli, derreta-se!

Você conhece algum teletransporte para San Gimignano? Me avise que embarco de imediato para saborear o melhor sorvete do mundo como garantem os conceituados guias gastronômicos.

Zoom aproximado de sorvete de gorgonzola (branco leitoso) coberto com farofa de nozes picadas
Sorvete de gorgonzola com nozes.
Crédito: cortesia Gelateria Dondoli

Com mais de mil anos de idade, a pequena San Gimignano, na Toscana, tem de tudo um pouco, só que o pouco ali é demais: igrejas medievais, museus, e as mais de 70 casas-torres que eram símbolo de poder e riqueza dos moradores. Porém, nenhum desses atrativos juntam filas tão enormes como a da Gelateria Dondoli.

Zoom aproximado de sorvete de castanhas trituradas em tom marrom claro, coberto com pinholes e decorado com ramo de alecrim
Sorvete Castagnaccio: castanha triturada.
Crédito: cortesia Gelateria Dondoli

Convém lembrar que a nobre arte do sorvete toscano teve origem nas casas imperiais italianas em meados do século 15. Uma de suas primeiras ‘embaixadoras’ foi Catarina de Médici que levou essa iguaria gelada para à França.

Hoje, o campeão mundial do sorvete é o ‘mestre gelatiere´ Sergio Dondoli. Entre suas criações, pense nelas menos como sorvete e mais como arte, estão o afamado sorvete de açafrão e nozes (Crema de Santa Fina), o de azeitona preta, o Champelmo (toranja rosa com espumante), o Dolcemaro (creme de ervas), o de Gorgonzola com nozes, o Vernaccia (vinho branco da região),…

Porta de entrada na fachada em pedra da Gelateria Dondoli
A convidativa entrada sob o sol da Toscana.
Crédito: cortesia Gelateria Dondoli

Resista se puder experimentar um só. Todos os tipos são pluripremiados e representam com honras o espírito toscano do sorvete. Localizada na Piazza della Cisterna, enquanto estiver se deliciando com o gelato vai ser preciso consultar o dicionário para encontrar adjetivos que definam os sorvetes Dondoli. Ilustração cajuzinho usada como ponto final das matérias da vmmv

 

ViramundoeMundovirado
"Viajamos para namorar a Terra. E já são 40 anos de arrastar as asas por sua natureza, pelos lugares que fizeram história, ou pela cultura de sua gente. Desses encontros nasceu a Viramundo e Mundovirado."

Must Read

Kamchatka, é prá lá que preciso ir

Kamchatka é longe, aliás longe à beça, lógico que saindo do Brasil, mas não pense que seja uma viagem de superação, nada do tipo ‘grande aventura’, de se exilar do mundo, nada disso. Apenas um lugar para elevar o patamar de minhas expectativas.

Belo Horizonte, hub cultural no coração do Brasil

A recompensa da viagem a Belo Horizonte chega a ser transformadora para quem se dispõe a colhê-la. As viagens rejuvenescem, e guardam sempre um segredo na volta. Qual seria o meu?

Vontade de viajar

A verdadeira vontade de viajar não é outra coisa senão a vontade perigosa de pensar sem nenhuma espécie de temores, de afrontar de peito o mundo e de ter resposta para todas as coisas, e sobre fatos importantes que virão. Uma vontade que não pode ser aplacada com projetos e livros, que exige sempre mais e custa sempre mais, na qual é preciso colocar o coração.

  Em Cunha, driblando a pandemia

Cunha, a 240 quilômetros de São Paulo, tem roteiros para uma viagem panorâmica, daquelas com um caleidoscópio de paisagens. Um lugar no qual se pode exercer a liberdade e a imaginação. Cunha é uma escolha natural para os viajantes.

Experiências no Litoral Norte de São Paulo

Experiências Litoral Norte é muito mais do que um guia de praias, restaurantes, hotéis e pousadas, os lugares apresentados pelo Circuito Iitoral Norte apontam para esse movimento de reconfiguração das viagens e seus relacionamentos. E, dá a chance de observar aspectos centrados nas diferentes culturas e tradições dos caiçaras que vivem nessa paisagem que atravessa a história do Brasil.